No passado dia 25 de Setembro, a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) realizou o seu "II Seminário da Lexicologia", que teve lugar na Fundación Caixa Galicia em Santiago de Compostela.
Dentro das várias questões levantadas durante as quatro sessões do seminário, a AGLP conseguiu com a realização deste evento e com a qualidade material do debate, que o papel das academias deve ser valorizado sobretudo quando é impulsionado pela sociedade civil.
O esforço para a reintegração da língua galega no espaço da lusofonia deve continuar a ser debatido, sobretudo por uma academia que em menos de dois anos já tem um grande trabalho cientifico elaborado, nomeadamente um léxico do português da Galiza que foi transposto para o novo dicionário da Porto Editora.
O encerramento do seminário teve a cargo de Evanildo Bechara da Academia Brasileira de Letras, Raúl Rosendo Fernandes e João Malaca Casteleiro da Academia das Ciências de Lisboa, e de José-Martinho Montero Santalha da Presidente da AGLP que anunciou a formalização de dois acordos de cooperação com o Instituto Universitário de Lisboa e com a Academia de Ciências de Lisboa para continuar com o seu profícuo trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário