Número total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Lançamento do livro CRÓNICAS INESPERADAS SOBRE O MUNDO de Bruno Caldeira



No próximo dia 13 de Dezembro (5ª feira), é lançada na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, pelas 14 horas, a obra literária CRÓNICAS INESPERADAS SOBRE O MUNDO, da autoria de Bruno Caldeira. A apresentação estará a cargo de Cristina Granada, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco.


Muitos assuntos e ideias são abordados neste livro, como a diplomacia – , no âmbito do trabalho desenvolvido pela Associação Domvs Egitanae, nomeadamente, através da realização das iniciativas “Semanas Finlandesas” em Penamacor e em Castelo Branco, e do projecto “Bemposta on the Road” – que consistiu numa exposição fotográfica relativa à Bemposta do Campo, a única aldeia histórica do concelho de Penamacor, que passou por diversas cidades europeias como: Londres, Helsínquia, Tallinn, Tartu e Santiago de Compostela.

Temáticas como: o pensamento estratégico de Portugal; o desenvolvimento regional; e emigração e a herança portuguesa no Oriente, a crise na União Europeia e do euro; multiculturalismo; o acordo ortográfico; a revolta árabe; o conflito israelo-palestiniano; a CPLP; Brasil; os novos movimentos sociais; a comunidade ibero-americana, entre outras, são interpretadas e analisadas neste livro.

Título: Crónicas Inesperadas Sobre o Mundo
Autor: Bruno Caldeira
1ª Edição: Novembro de 2012
Páginas: 152
ISBN: 978-989-20-3325-9
Preço: 12 euros

(Para reservar as CRÓNICAS INESPERADAS SOBRE O MUNDO, enviar uma mensagem para cronicasinesperadassobreomundo@gmail.com)

Sinopse
“Ao longo do tempo, fui escrevendo inesperadamente vários artigos de opinião para alguns jornais, como sejam o Reconquista de Castelo Branco, Jornal de Defesa e Relações Internacionais e para o Gothic Times – jornal da Universidade de New Jersey City, e mais recentemente para a edição digital da minha Raia Diplomática, que aliás servirá para assinalar o seu primeiro aniversário.
À semelhança da viagem da “Sagres”, as Crónicas Inesperadas Sobre o Mundo, têm o propósito de olhar, analisar e interpretar os acontecimentos e atitudes no mundo que “me forçaram” a meditar e a formalizar o meu pensamento, e que, apesar de críticos, pretendem indicar algumas ideias, alguns princípios, alguns caminhos sobre os assuntos versados.
Outra razão que me fez escrever este ensaio foi a pouca consideração que os principais órgãos de comunicação social dão aos temas da política e da actualidade internacional, olvidando que os portugueses foram os pioneiros da globalização. Também fui estimulado por outras opiniões que entravam em choque com as minhas concepções de ver o nosso mundo” .

Do autor

Bruno Caldeira nasceu em Bemposta do Campo. Em 2009, funda a revista Raia Diplomática que versa assuntos de actualidade internacional. “Crónicas Inesperadas Sobre o Mundo” é o seu primeiro livro, que consiste numa selecção de textos que foram escritos nos últimos dez anos em diversas publicações como o Jornal de Defesa e Relações Internacionais, no Reconquista (Castelo Branco), no Gothic Times – jornal da Universidade de New Jersey City, quer na própria Raia Diplomática.

Sem comentários: