Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, julho 28, 2010

CARREFOUR 4 - Introdução


"Carrefour" (Encruzilhada) não pretende ser mais do que uma exposição ao longo do caminho, um sinal temporário de reconhecimento no cruzamento caótico das épocas, sempre vibrante numa imensidão de cruzamentos simultâneos, onde as direcções se alteram a qualquer momento num movimento maciço de pessoas e coisas no planeta, neste supermercado global contemporâneo.

Esta exposição surgiu como consequência da dispersão de artistas sérvios em tempos que dilaceram os espaços íntimos. Tempos em que o local de residência se torna importante e valioso, mas ao mesmo tempo completamente irrelevante, tempos em que um domicílio passou a ser uma atitude ou uma sequela, uma posição marcada por fronteiras, cicatrizes, encruzilhadas de rupturas.

A exposição "Carrefour" é uma encruzilhada possível, uma exibição da trajectória e dos cruzamentos entre um ponto e outro, num espaço imprevisível e inconstante, sem um apoio estável, entre aqui e ali, seja onde for. A exposição refecte sobre o partir e o ficar, sobre a permanência e a instabilidade, sobre a saída para o mundo e sobre o regresso a casa, sobre a saída para o mundo e sobre o regresso a casa, sobre a aproximação ou afastamento das próprias raízes, da impossibilidade de quebrar o elo que, apesar da inconstância das ligações, será sempre inquebrável.

"Carrefour" (Encruzilhada) é uma exposição de artistas sérvios contemporâneos numa encruzilhada. Desta vez em Lisboa e Portugal.

Milan Atanaskovic (catálogo da exposição "Carrefour 4")

Sem comentários: