Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, outubro 27, 2010

ŠKODA: MADE IN REPÚBLICA CHECA


A Škoda Auto Group é uma empresa do sector automóvel que nasceu há cerca de um século com a fusão das checas Laurin & Klement e da Škoda Pilsen, estando presente, nos dias de hoje, em mais de 100 países.

Sedeado na República Checa, o Škoda Auto Group fez parte do sistema económico alemão desde a invasão do território pelos nazis em 1939, até ao fim da II Guerra Mundial. Em 1945, com a constituição do bloco de leste, o sector automóvel soviético sofreu uma reviravolta dando à companhia checa o monopólio sobre o mercado interno. Apesar da falta de contacto com o ocidente, a empresa conseguiu evoluir, sustentar-se num nicho de mercado e criar um dos seus modelos de maior sucesso, o Škoda Octavia, ao longo das décadas de 1950 a 1980. Contudo a impossibilidade de fazer uso do crescente desenvolvimento tecnológico ocidental levou a que companhia não fosse capaz de crescer além do mercado interno. Quando a queda do muro de Berlim se dá é tomada a decisão estratégica de se incorporar no grupo Volkswagen.

A possibilidade do Skoda Group fazer parte de um dos maiores grupos económicos do sector automóvel de todo o mundo permitiu que alargasse as suas perspectivas de mercado, estando direccionado não só para os automóveis familiares, mas também de competição, nomeadamente com a presença do Škoda Fabia S2000 em inúmeros rallys internacionais.

O potencial de crescimento da empresa assume, no entanto, um período de estagnação e decréscimo que ficam patentes nos resultados dos primeiros nove meses de 2009, cerca de 162 milhões de euros, contra os 455 milhões de euros registados no mesmo período de 2008.

De um pequeno negócio de família de bicicletas e monociclos - Laurin & Klement – a uma das maiores fatias do mercado automóvel: “Škoda, simplesmente inteligente”.







Sem comentários: