Número total de visualizações de páginas

domingo, fevereiro 13, 2011

EDITORIAL DA EDIÇÃO Nº0 DA REVISTA RAIA DIPLOMÁTICA




Raia Diplomática!

A primeira revista portuguesa de políticae actualidade internacional. Mais do que colmatar uma lacuna no mercado editorial, no que concerne a publicações generalistas de assuntos internacionais, a RD vai ser um referência na discussãoe promoção destas temáticas em várias vertentes, nomeadamente nas vertentes política, cultural, económica e social, através de uma informação precisa e inovadora.

Para além da cobertura dos grandes acontecimentos internacionais, o mundo lusófono terá grande destaque na linha editorial da RD, como poderá verificar na grande reportagem desta primeira edição dedicado a Macau, onde a herança portuguesa corre um real risco de desaparecer naquela que já foi considerada a mais leal das cidades portuguesas.

As questões europeias também merecerão um amplo destaque.Os cidadãos europeus têm revelado, nos últimos tempos, um maior descrédito em relação às instituições comunitárias, que foi
espelhado pelos grandes índices de abstenção nas últimas eleições para o Parlamento Europeu.

Haverá também uma grande sensibilidade para o que se está a passar nos Balcãs, o grande “buraco negro” da Europa, que tarda em aderir à UE. A nova dimensão do ibero-americanismo merecerá também a nossa atenção.

Sendo uma marca diferenciadora das nações ibéricas perante a restante Europa, esta nova dimensão tem um enorme potencial geo-estratégico que ainda não foi aproveitado convenientemente.

Por fim, queremos enaltecer a coragem e a aventura dos navegadores portugueses de outrora, ao desafiarem todos os perigos e temores, dando “novos Mundos ao Mundo”, plasmando assim a sua cultura nos hábitos dos autóctones. Da mesma forma, a RD, inspirada nos desígnios dos Descobrimentos Portugueses, vai partir do local para abraçar o universal.

Sem comentários: