Número total de visualizações de páginas

domingo, fevereiro 20, 2011

OS BENEFÍCIOS SOCIAIS NO REINO UNIDO




O sistema de benefícios sociais no Reino Unido, consiste numa ajuda prática a nível de suporte financeiro para pessoas desempregadas à procura de emprego.

Uma ajuda financeira adicional pode ser proporcionada àqueles que se encontram a trabalhar mas a receber baixos rendimentos. Outro tipo de benefícios, podem ser atribuídos a pessoas com crianças dependentes, a reformados, a pessoas que tenham alguém dependente, a doentes ou pessoas com deficiência. Existem determinadas condições que determinam o acesso aos benefícios sociais no Reino Unido.

Esta foi a explicação dada por uma portuguesa a viver há cerca de três anos em Londres. Decidida a melhorar as condições económicas proporcionadas em Portugal, à semelhança de milhões de estrangeiros, partiu à aventura do estrangeiro.

Não tendo um profundo conhecimento da sociedade Britânica, após a sua chegada a Londres, depressa lhe foi pintado um quadro distorcido da realidade dos benefícios sociais.

Uma vez que há cerca de dez anos atrás, o acesso aos benefícios por cidadãos da união europeia, seria na altura extremamente facilitado, pois de imediato se encontravam intitulados a tais ajudas financeiras.

A enfrentar a barreira de uma língua diferente e acompanhada do filho de apenas dois anos, foi encorajada a apelar pelo suporte dos benefícios, no entanto, sempre lhe foi recusada esta ajuda. Foi então que decidiu, procurar aconselhamento legal, sendo que lhe foi esclarecido que para se ter direito a receber quaisquer benefícios sociais, a lei diz que apenas as pessoas que tenham trabalhado neste país pelo menos pelo período de seis meses, têm o direito de receber a ajuda financeira disponibilizada pelos benefícios sociais.

Passados cerca de três anos, conta que os benefícios sociais no Reino Unido, apesar de serem uma grande ajuda para pessoas mais necessitadas, têm um impacto negativo na sociedade britânica, quando existem pessoas que se aproveitam do sistema de benefícios, para cometerem fraude, ou seja, recebem ajudas sem que estejam intituladas para tal, ou o caso de adolescentes que preferem enfrentar uma gravidez precoce, só para que o estado lhes atribua uma casa e ajuda financeira.

Explica também que o sistema de benefícios no Reino unido, incita as pessoas a manterem-se fora do mundo do trabalho, apesar de os centros de emprego pressionarem as pessoas para fazerem uma procura efectiva de emprego, existe sempre aqueles que conseguem dar à volta ao sistema.

Numa altura em que a crise mundial atingiu fortemente o Reino Unido, atingindo a maior taxa de desemprego desde 1981, esta portuguesa considera que as pessoas residentes no Reino Unido e a receber benefícios sociais, deveriam apostar no futuro e partirem à procura de formação que lhes proporcionará contribuir positivamente para esta multicultural sociedade, que recebe da melhor maneira a diversidade de todas as culturas existentes.

Actualmente a viver como mãe solteira, trabalha part time e cuida do filho que foi diagnosticado autista aos três anos, como tal encontra-se há um ano a receber benefícios sociais a que tem direito, no entanto, persegue o sonho de um dia poder vir a trabalhar com crianças com necessidades especiais.

Como tal, a aposta na formação é muito importante para se entrar no mundo do trabalho, desta forma em breve irá começar um curso de Educadora de Infância, desejando também no futuro vir a estar o menos possível dependente de qualquer ajuda financeira.

Este texto foi publicado na edição nº0 da revista Raia Diplomática, no dia 28.11.2009

Sem comentários: