Número total de visualizações de páginas

domingo, fevereiro 20, 2011

PRAGA - A JÓIA DA EUROPA DE LESTE



Onde a fusão de uma antiga história com uma efervescente vida cultural vivem de mãos dadas.

Estaria interessado em visitar uma cidade, com uma longa história, com mais de mil anos? Uma cidade, onde vai encontrar monumentos arquitectónicos, desde a arquitectura romanesca do século X, e onde estão presentes os estilos gótico, renascença, barroco, rococó, classicismo, neoclassicismo até ao final do século XX. Se não é um grande apreciador de história, estaria então, interessado num outro tipo de entretenimento? Gostaria de ir às compras, passear, divertir-se à noite ou até mesmo fazer um calmo passeio de barco rio abaixo? Seja o que for, irá ter garantidamente uma fabulosa experiência.

Praga é a capital e a maior cidade da República Checa. É frequentemente chamada de Cidade de Ouro, venha visitar e veja com os seus próprios olhos uma jóia da Europa de Leste.

O centro histórico de Praga pertence a uma das mais valiosas reservas históricas em todo o mundo. Os 866 hectares do núcleo histórico desta capital foram registados na lista da UNESCO- Património Cultural e Natural.

A parte de Praga que convidamos a não deixar de visitar é o Castelo de Praga, uma vez que é um dos pontos turísticos mais visitados desta cidade, bem como em toda a República Checa. Situa-se na colina da margem oeste do rio Moldava. Construído no século IX, e ainda nos dias de hoje, apresenta-se como o maior Castelo em todo o mundo, com 570 metros de comprimento e 128 de largura. A área do Castelo é de 7,28 hectares, sendo que o presente complexo é uma mistura de estilos.

O Castelo de Praga foi na maior parte da sua história, a sede oficial e residência de reis, príncipes e governadores checos. A partir de 1918 tornou-se a sede do Presidente checo, assim como a sua residência oficial.

A área a oeste do Castelo de Praga é chamada Hradcany e no seu centro encontra-se a Praça Hradcany. Esta área, em tempos, foi uma cidade independente, com os seus direitos reconhecidos no século XIV. No final do século XVI tornou-se um dos bairros de Praga. Cobre uma área relativamente pequena desde o portão de Praga até ao Mosteiro de Strahov. O castelo de Praga tem três pátios e um complexo de edifícios. Na parte central do Castelo, encontra-se a magnificente Catedral de S. Vito. As fundações de pedra da Catedral foram colocadas em 1344 pelo Imperador Carlos IV. Foi acabada tardiamente no ano de 1929. Nesta Catedral estão armazenadas jóias da coroa e é onde também estão enterrados antigos reis checos. A Catedral de S. Vito tem duas partes: a Gótica, situada a leste, com a torre principal, construída nos séculos XIV e XV e a Neo-Gótica, situada a ocidente com duas flechas, construída no século XIX e ao virar do Século XX.

Desde a Revolução de Veludo de 1989, Praga tornou-se mais visitada. Existem muitas razões para as pessoas de todas as idades se deslocarem a esta cidade. Algumas delas têm interesse pela sua história antiga, que vai para além de mil anos, e outras pessoas visitam Praga pelo prazer cultural que vão ter, tal como, teatro, ópera, ballet. Para as pessoas mais jovens existem vários espectáculos realizados pelos mais variados artistas.

Para a sua estadia em Praga, sugerimos o Hotel Clarion Congress. Desfrute de um ambiente moderno e de um design elegante. Disponha de um sofisticado equipamento tecnológico. O requintado serviço deste hotel irá certamente satisfazer as expectativas do mais exigente cliente.

Muitos jovens encontram em Praga um ponto de diversão à noite. A vida nocturna desta capital é conhecida pela constante visita de lendas da música e actores famosos. Existem muitas discotecas e bares, mas aqui recomendamos apenas alguns lugares: o Club Mecca, Karlovy Lazne, Dulplex, N11, Stonx, Zlaty strom Bar e Discoteca, Roxy Dame. A promessa de divertimento é garantida com a companhia de pessoas de todo o mundo.

Com preços razoáveis, e um alto padrão de qualidade, destacamos os seguintes restaurantes: Club Mecca, Kampa Park, Radost FX´s (comida vegetariana).

Para as suas compras, sugerimos o Centro Comercial OD Kotva, com a oferta de uma perfeita mistura de todas as últimas tendências da moda, com as suas lojas e boutiques. Tire partido dos serviços e das muitas oportunidades para diversão e entretenimento.

Este texto foi publicado na edição nº0 da revista Raia Diplomática, no dia 28.11.2009

Sem comentários: