Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

OS MEMBROS DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA RAIA DIPLOMÁTICA



GUILHERME D’OLIVEIRA MARTINS

É Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura. Professor Catedrático convidado da Universidade Lusíada, foi Ministro da Presidência (2000-2002), Ministro das Finanças (2001-2002) e Ministro da Educação (1999-2000). Recebeu as Condecorações de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) , Comendador da Ordem de Isabel a Católica (Espanha), Oficial da Ordem da Legião de Honra (França) e a Grã-cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil) . É autor de diversas obras, entre elas “Lições sobre a Constituição Económica Portuguesa” (2 volumes), “Oliveira Martins, uma Biografia”, “Escola de Cidadãos” (2 edições) e “O Enigma Europeu”.
 
RAMI SAARI
 
Estudou e ensinou Filologia Semítica e Línguas Urálicas na Universidade de Helsínquia, Budapeste e Jerusalém e doutorou-se em Linguística na Universidade Hebraica de Jerusalém. Tem traduzido, desde 1996, algumas dezenas de livros das literaturas albanesa, catalã, espanhola, estoniana, finlandesa, grega, húngara e portuguesa. Do português traduziu as Poesias de Alberto Caeiro e os Poemas de Álvaro de Campos, ambos de Fernando Pessoa, em colaboração com Francisco da Costa Reis; A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá Carneiro, entre outros. Pela sua obra poética ganhou em Israel o Prémio do Primeiro Ministro, em 1996 e 2003, e pelas suas traduções, em 2006, o Prémio Saul Tchernikhovsky.
 
DRAGAN DJUKANOVIC
 
Doutorou-se em Ciências Políticas na Universidade de Belgrado. Actualmente, é investigador no Instituto de Política e Economia Internacional de Belgrado, sendo a sua área de especialização, as relações bilaterais e multilaterais da região dos Balcãs ocidental e do sudeste europeu.
É director do Medunarodna Politika, um dos mais antigos jornais dos Balcãs, fundado em 1950. Pertence ao Fórum das Relações Internacionais do Movimento pela Europa da Sérvia, e é membro do seu conselho executivo. Escreve regularmente para vários jornais científicos da Sérvia e dos países do sudeste da Europa.
 
TIMO RIIHO
 
É doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade de Helsínquia. Foi fundador e director do Instituto Ibero Americano da Finlândia. É membro da Academia de Ciência da Finlândia, da sociedade fino-ugrica da Finlândia e correspondente estrangeiro da real academia espanhola da língua. Recebeu várias distinções honorificas em diversos países. É comendador pela Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), da Ordem do Rio Branco (Brasil) e da Ordem de Mérito Civil (Espanha). É autor de diversas publicações sobre linguística ibero românica, estando neste momento em preparação de um livro sobre “As origens do sistema prepositivo da língua portuguesa”.
 
AARON WISE
 
É um dos sócios da Sociedade de Advogados Gallet Dreyer & Berkey, LLP, em Nova Iorque. É especialista em várias áreas, nomeadamente em direito das sociedades, direito comercial e dos contratos, fiscalidade, e em propriedade intelectual, licenciado por várias universidades: “Boston College Law School”, “New York University Law School” e Universidade de Paris. É autor da obra International Sports Law and Business (Kluwer Law International, The Hague and Cambridge, Mass., 1997), recentemente publicada em vários volumes. Aaron Wise possui larga experiência na representação de europeus relativamente a actividades desenvolvidas tanto nos EUA como noutros países.

MONIZ BANDEIRA
 
É graduado em Ciências Jurídicas, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor titular (catedrático) de história da política exterior do Brasil, no Departamento de História da Universidade de Brasília (aposentado). Recebeu das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil, de Curitiba, Paraná, o título de Doutor Honoris Causa e, em 2006, foi eleito pela União Brasileira de Escritores (UBE), por aclamação, Intelectual do Ano de 2005, recebendo o Troféu Juca Pato. É Grande Oficial da Ordem de Rio Branco (Brasil), comendador da Ordem do Mérito Cultural (Brasil), comendador da Ordem de Mayo (Argentina) e condecorado com a Cruz da República Federal da Alemanha.

JIMÉNEZ REDONDO

É professor de História dos Movimentos Sociais e Políticos da Universidade CEU – San Pablo de Madrid. É comentador de assuntos políticos da Rádio Cadena SER de Espanha e é membro da Junta Directiva do Instituto de Estudos Panibéricos (ISDIBER). Tem participado em conferências, cursos e seminários em várias universidades de Espanha, Portugal, México e Colômbia. Entre as suas obras destacam-se – “De Suarez a Rodriguez Zapatero: a política exterior da Espanha democrática” (Madrid, Dilex, 2006), “As relações luso-espanholas durante a Guerran Fria” (Lisboa, Assírio e Alvim, 1996), “O caso Humberto Delgado – sumário do processo penal espanhol” (Mérida, Editora Regional da Extremadura, 2001 e 2004).

JOSÉ DE SALES MARQUES

É licenciado em Economia e mestre em Estudos Europeus pela Universidade do Porto.
É Presidente do Conselho de Directores do Instituto de Estudos Europeus de Macau, do Centro Euro-Info e do Centro para a inovação industrial de Macau. Desempenhou várias funções no governo de Macau, sendo entre 1993 a 2001, Presidente do Leal Senado de Macau.
É também investigador em relações internacionais, sendo especialista nas relações China – União Europeia.Recebeu a medalha do governo de Macau (sob administração portuguesa) e é Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

ROMAN KUZNIAR

É director da secção de Estudos Estratégicos e de Segurança do Instituto das Relações Internacionais da Universidade de Vársóvia, do Instituto Polaco de Assuntos Internacionais, do “Strategic Yearbook” e do “Polish Diplomatic Review”. É membro da delegação polaca na comissão dos direitos humanos nas Nações Unidas . Foi Ministro Plenipotenciário na Missão Permanente nas Nações Unidas em Genebra (1994-1998), director do departamento de estrategia e planeamento da politica externa (2000-2002) e director da academia diplomática (2003-2005). É autor de vários livros e artigos cientificos e participou em inúmeras conferências na Polónia e no estrangeiro.

BONKE DUMISA

É Presidente do Conselho de Administração da Dumisa Investiments, Professor de Gestão na Universidade de Kwazulu-Natal e Vice-Presidente do Tribunal Nacional do Consumidor da África do Sul. Foi Conselheiro económico do Governo do Estado de Kwazulu-Natal (2004-2005). Participa regularmente em programas de análise económica na televisão, nas rádios e na imprensa escrita sul-africana. É frequentemente convidado enquanto orador para conferências na África do Sul e no estrangeiro.

Sem comentários: